(Português do Brasil) Sessão especial para Seu Tarumasa Tonaki

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Otanjoubi omedetou gozaimasu.
Otanjoubi omedetou gozaimasu.

Quem assistiu ao filme “No Tempo do Dashico”, teve a oportunidade de conhecer Seu Tarumasa Tonaki. Filho de japoneses, desde da década de 1950, ele reside na Praia de Matariz, Ilha Grande. Trabalhou na salga da sardinha e também na produção do dashico. Ele foi um dos guias em nossa viagem pelo tempo, rememorando passagens da trajetória de sua família e nos explicando o passo a passo da produção do dashico.

Nesse último sábado, dia 13, seus filhos, netos, bisnetos e amigos se reuniram para celebrar os seus 92 anos. Como uma forma de retribuir a participação de Seu Taru no projeto, a produção resolveu promover uma sessão do filme em sua casa, junto com toda sua família. A maioria dos presentes assistia ao documentário pela primeira vez, inclusive o próprio homenageado.

Família do Seu Tarumasa Tonaki
Família do Seu Tarumasa Tonaki

“Obrigada por nos legar um registro tão importante e tão bonito da nossa história”, declarou Teruco Tonaki, uma das filhas.

Após a exibição, muitas histórias foram contadas sobre os anos passados, o trabalho nas fábricas de sardinha, a comercialização do dashico nos mercados de São Paulo.

Quanto aos realizadores, estes saíram da sessão comovidos e sensibilizados pela receptividade e pelo significado do projeto para aquelas pessoas de diferentes gerações.