Quem assistiu ao filme “No Tempo do Dashico”, teve a oportunidade de conhecer Seu Tarumasa Tonaki. Filho de japoneses, desde da década de 1950, ele reside na Praia de Matariz, Ilha Grande. Trabalhou na salga da sardinha e também na produção do dashico. Ele foi um dos guias em nossa viagem pelo tempo, rememorando passagens da trajetória de sua família e nos explicando o passo a passo da produção do dashico.
Nesse último sábado, dia 13, seus filhos, netos, bisnetos e amigos se reuniram para celebrar os seus 92 anos. Como uma forma de retribuir a participação de Seu Taru no projeto, a produção resolveu promover uma sessão do filme em sua casa, junto com toda sua família. A maioria dos presentes assistia ao documentário pela primeira vez, inclusive o próprio homenageado.
“Obrigada por nos legar um registro tão importante e tão bonito da nossa história”, declarou Teruco Tonaki, uma das filhas.
Após a exibição, muitas histórias foram contadas sobre os anos passados, o trabalho nas fábricas de sardinha, a comercialização do dashico nos mercados de São Paulo.
Quanto aos realizadores, estes saíram da sessão comovidos e sensibilizados pela receptividade e pelo significado do projeto para aquelas pessoas de diferentes gerações.