(Português do Brasil) Pescadores de Santos e da Ilha Grande relembram histórias que unem as duas cidades

申し訳ありません、このコンテンツはただ今 Português do Brasil のみです。 For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Filme  “No tempo do Dashico” conta história da comunidade japonesa na Ilha Grande

 

As histórias da comunidade japonesa na Ilha Grande, que unem as cidades de Angra dos Reis e Santos, no litoral paulista, foram relembradas no último dia 15 de dezembro, durante a apresentação do projeto “No Tempo do Dashico” para a população santista. O filme homônimo e a exposição “Diálogo entre os Tempos” fez parte da programação do Marcafé, promovido pelo Instituto Maramar. O evento aconteceu no Clube Estrela de Ouro, um dos espaços mais tradicionais da cidade, também ligado à história dos imigrantes japoneses radicados no município. Na década de 40, parte dos imigrantes japoneses que chegaram à Ilha Grande, em Angra, eram oriundos de Santos.

 

A programação da noite começou com uma roda de conversa em que a coordenadora do projeto, Amanda Hadama, narrou parte da trajetória das famílias japonesas na Ilha Grande e a relação desses grupos com a pesca da sardinha que, por muitos anos, foi a mais importante do Estado do Rio de Janeiro. 

Rodas de Conversa
Rodas de Conversa

 

– Apresentar o filme em Santos é de grande significado para nós. Afinal, foi nesse porto, que grande parte dos imigrantes desembarcaram pela primeira vez vindos do Japão. Seu Tarumassa Tonaki, uma das figuras de destaque do filme, é nascido aqui. Além disso, sempre houve um grande intercâmbio entre os pescadores de Santos e de Angra dos Reis. Muitas embarcações santistas forneciam pescado as fábricas da Ilha Grande – conta Hadama.

 

Entre o público do evento estavam famílias japonesas da baixada santista que, na época, se dedicavam ao beneficiamento de pescado em Angra dos Reis, e pescadores que desembarcavam sardinha nas extintas indústrias de beneficiamento da Ilha Grande. A segunda roda de conversa, inclusive, contou com a participação de um desses pescadores, o senhor Altamiro Domingos dos Santos, proeiro de traineira de sardinha e mestre de pesca. O debate ainda contou com a colaboração do oceanógrafo do Instituto Maramar, Fabrício Gandini, o do presidente do Sindicato dos Pescadores do Estado de São Paulo, Jorge Machado. O trio refletiu sobre o manejo da sardinha e as consequências futuras da captura desordenada.

 

– O Marcafé Dashico foi um momento de encontro entre Santos e a Ilha Grande, por meio da história dos imigrantes japoneses, da pesca e do mar. Foi uma ótima forma de finalizar as atividades do Instituto Maramar em 2016 – reflete Fabrício Gandini.

 

Público do Marcafé Dashico
Público do Marcafé Dashico

Após a exibição do filme documentário “No Tempo do Dashico”, dirigidos por Coraci Ruiz e Júlio Matos, o Marcafé abriu espaço para a boa música e a degustação de caldos especialmente preparados com o dashico da Ilha Grande.

 

– O missoshiro e o somem foram cozidos pelas mãos da senhora Isabel Oshima de 85 anos, frequentadora do Clube Estrela de Ouro há mais de trinta anos – conta Michele Uemura, do Clube.

 

Sobre o projeto ‘No Tempo do Dashico’

O projeto “No Tempo do Dashico” é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura. O filme documentário e a exposição fotográfica (que  acompanha as exibições) tratam da história dos imigrantes nipônicos na Ilha Grande ao longo do século XX, tendo como fio narrativo uma prática artesanal de secagem e defumação de peixe – o dashico. Mais informações: www.dashico.art.br

 

O filme e o livro serão distribuídos a associações culturais de Santos, por meio do Instituto Maramar. A exposição “Diálogo entre os Tempos” ficará aberta ao público até 15 de janeiro de 2017. Em seguida, o projeto segue para a capital paulista, ainda no primeiro trimestre do ano que vem.

 

Serviço:

Diálogo entre os Tempos

Exposição Fotográfica

Local: Clube Estrela de Ouro,

Av. Alm. Saldanha da Gama, 163, Ponta da Praia, Santos, SP

Mais informações: (13) 2202 8505 (Instituto Maramar)

Clarinete: Henrique Simões    Violão 7 cordas: Paulo Ramos
Clarinete: Henrique Simões // Violão 7 cordas: Paulo Ramos
Dashico de sardinha
Dashico de sardinha