Centenas de imigrantes japoneses escolheram a Ilha Grande como local de vida e de trabalho. Desde a primeira metade do século XX, eles são parte das vilas da região.
Ao longo das décadas de convivência, japoneses e ilhéus trocaram experiências em vários momentos. O cerco flutuante, técnica de pesca adotada por muitos caiçaras ao longo do litoral sudeste brasileiro, …
Localizada em Angra dos Reis, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, a Ilha Grande abriga ambientes naturais de grande valor associado a modos de ser e fazer únicos …
A realização do projeto “No tempo do Dashico” contou com o trabalho e a colaboração de dezenas de pessoas de diferentes áreas – cinema, artes plásticas, produção cultural, design, fotografia …
Além do impacto nas dinâmicas sociais e econômicas das vilas caiçaras da Ilha Grande, o ciclo da sardinha também modificou a paisagem. Por depender de matéria-prima do mar, as instalações …
A fabricação do dashico é feita pelo Sr. Tarumasa Tonaki, em sua casa, na Praia de Matariz, Ilha Grande. Em seguida, a degustação na casa de Dona Tsuruco.